#Táfaltandoágua
Dar visibilidade para a falta de água
Setembro e Outubro de 2015
A Aliança pela Água lançou em setembro de 2015 a campanha “Tá Faltando Água”, onde divulgou um aplicativo que permite que as pessoas registrem a falta d’água em suas residências, locais de trabalho e escolas. A ação registrou notificações de falta de água em quase todos as Unidades da Federação, mas teve como foco principal a Região Metropolitana de São Paulo, local onde a ação da Aliança tem se concentrado desde a sua criação, em outubro de 2014.

Para além de um instrumento de pressão sobre os poderes públicos, esperamos que a ampla divulgação do “mapa da falta de água” se torne um instrumento de cidadania e participação que permita à sociedade maior protagonismo para pensar, formular e propor ações relativas à atual crise de abastecimento que atinge diferentes regiões do país.
O aplicativo está disponível em duas versões: uma na internet, desenvolvida pelo Instituto Socioambiental (ISA), para acesso via navegador, e outra para celulares com sistema operacional Android e iOS, desenvolvido por voluntários da empresa Autbank.
Resultados para o período de 10/09/2015 à 26/10/2015
Ao todo, neste período, foram 10.593 notificações espalhadas por 354 municípios, distribuídos em 25 estados da Federação, exceção feita ao Amapá. Clique na imagem abaixo para fazer o download do relatório completo.
- Total de notificações: 10.593 (235 notificações/dia)
- Notificações em locais distintos2: 8.791 (195 novos locais/dia)
- UFs com maior ocorrência de notificações: SP; RJ; MG; PE; CE; RN; BA; PB; MA
- No Rio de Janeiro, os municípios com maior quantidade de ocorrências fazem parte da Região Metropolitana: Rio de Janeiro; Duque de Caxias; São Gonçalo; Nova Iguaçu; Niterói
- Em Minas Gerais, os municípios com maior quantidade de ocorrências são: Belo Horizonte, Caratinga, Uberlândia, Montes Claros, Brasília de Minas

Rede Aliança Pela Água
Organizações, movimentos, coletivos e ativistas que colaboram no planejamento, execução e divulgação das iniciativas da Aliança e estão comprometidos com seus princípios e propostas.